População de Boa Vista tem até o dia 29 de fevereiro, prazo final da campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza na região Norte do país, para atualizar a caderneta de vacina. No município, a imunização está disponível para o público em geral e crianças com idade a partir dos seis meses.
A vacina está disponível em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Ministério da Saúde mudou a estratégia de imunização no Norte do Brasil devido ao “inverno amazônico”. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, o público-alvo da campanha precisa ser imunizado.
“Vamos entrar no período sazonal, época de grande circulação de vírus respiratórios. Por isso, precisamos que a população esteja protegida, com o cartão de vacina atualizado. Desta forma, evitamos casos graves de doenças agudas respiratórias no nosso município e, consequentemente, hospitalizações”, disse.
Campanha COVID-19
Devido ao aumento de casos de coronavírus, a prefeitura de Boa Vista, com cobertura vacinal de 64,40%, ativou simultaneamente a campanha da Influenza e Covid-19. Pessoas com o esquema vacinal incompleto, sem a dose da Bivalente, devem tomar o imunobiológico, além daqueles que nunca se vacinaram contra a doença.
Como se vacinar
Para atualizar a caderneta de vacinação, basta levar o cartão de vacina e cartão do SUS ou CPF até a UBS mais próxima. É importante lembrar que os demais imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação também seguem disponíveis para a população do município.
Horário de atendimento
Desde o ano passado, o horário de atendimento nas salas de vacina das UBSs foi ampliado. As unidades funcionam em horário corrido, das 7h às 19h. Délio Tupinambá, Olenka Macellaro e Aygara Motta, localizadas nos bairros Nova Cidade, Caimbé e Cidade Satélite, respectivamente, atendem até a meia-noite.
Comentários: