A Campanha da Fraternidade 2023 tem temática definida em combate à fome no Brasil. O objetivo é preparar as lideranças para desenvolver a partilha e a reflexão fundamentada na realidade e na palavra de Deus em vista de uma ação eclesial sócio-transformadora.
Durante o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, falou sobre a realidade brasileira da fome que atinge mais de 30 milhões de brasileiros.
“Homens e mulheres que não tem condições de se alimentar. Pais e mães que choram diante de como sustentar seus filhos e filhas. Essa realidade brasileira não deve provocar dor somente na vida daqueles que estão mergulhados na miséria, eles são nossos irmãos e irmãs. A dor dos mais pobres deve ser também a nossa dor”, afirmou Dom Walmor.
Fraternidade e fome foi escolhido como tema justamente para que as comunidades, paróquias e dioceses possam refletir diante da realidade brasileira. Com lema “Dai-lhes, vós, mesmos de comer”, Dom Walmor convida que as pessoas escutem, vivam e traduzam em gestos a passagem do evangelista Mateus.
“Desde já são desafiados a fazer de nossa palavra uma oferta de nosso modo de viver semelhante ao que fez o mestre para minimizar a dor do próximo que é irmão e irmã. É preciso avançar na construção de ações solidárias, políticas públicas capazes de levar amparo aos que sofrem com a fome”, disse o presidente da CNBB.
A abertura da CF 2023: fraternidade e fome será realizada na Quarta-feira de Cinzas do próximo ano, promovendo a conscientização e evangelização do povo católico. A promoção da campanha é anual, sempre com temas diferentes para que haja reflexão dos problemas sociais no Brasil.
Comentários: