Para coibir as práticas de furto de água, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) realiza fiscalizações diárias em toda a capital para identificar bypasses, conhecidos popularmente como “gatos de água”.
As fiscalizações executadas pelas equipes da DGH (Divisão de Gestão de Parque de Hidrômetros) da Caer são realizadas por meio do equipamento georadar, que facilita a identificação do local, diminui custos e evita escavações desnecessárias.
De 2019, até maio de 2024, foram identificadas 7.290 ligações irregulares, entre ligações sem registros do imóvel junto à companhia e ligações clandestinas (gatos de água).
Conforme o presidente da Caer, James Serrador, as equipes da Caer trabalham de forma intensiva para identificar fraudes e regularizar situações de registro de imóveis.
“Só na atual gestão foram identificadas 3.490 ligações sem registro e mais 3.800 ligações clandestinas que geralmente são realizadas em imóveis que já possuem débitos altos com a companhia”, destacou Serrador.
As equipes também fiscalizam manipulações no cavalete de água; perfurações no medidor de consumo e interferências no hidrômetro, como rompimento dos lacres ou danos ao aparelho.
“Enquanto a maioria da população paga o consumo de água e está em dia com sua conta, algumas pessoas ignoram a lei e cometem crimes contra o patrimônio, furtando água da rede de abastecimento e ocasionando prejuízo para toda sociedade”, frisou o presidente.
A infração causada propositadamente com o intuito de distorcer o real consumo de água é considerada uma prática criminosa, furto qualificado, prevista no Código Penal Brasileiro (art. 155, §§ 3º e 4º, II) e pode dar cadeia, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
“É importante destacar que é responsabilidade do proprietário do imóvel manter a ligação de água regularizada junto à Caer. Se o infrator não colaborar com esse processo, é registrado um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil para investigar o furto”, explicou o presidente.
Consumidores devem regularizar situação na companhia
Toda vez que uma fraude é encontrada, uma notificação da Caer é entregue informando o caso específico. Com esse documento em mãos, o morador notificado deve seguir as orientações de adequação da concessionária, para garantir a ligação adequada.
Os custos para a regularização da ligação de água incluem a instalação ou substituição do hidrômetro e despesas administrativas da concessionária, que varia de acordo para o tipo de categoria e multa.
As denúncias de furto de água podem ser realizadas pelo WhatsApp (95) 98406-3819.
Comentários: