Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1 de outubro, os beneficiários do programa Cabelos de Prata do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Pintolândia, receberam na manhã desta terça-feira (27), palestras sobre o setembro Amarelo e os cuidados com Finanças Pessoais. O objetivo da ação foi para que esses idosos se sintam mais seguros e valorizados pela sociedade, proporcionando acolhimento e zelo pela vida de cada um.
O advogado Bruno Reis abordou o tema Finanças Pessoais, com o objetivo de orientar os idosos sobre os cuidados que devem ter com gestão financeira e prevenção de golpes. Já a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) Jeara Farias, abordou sobre o setembro Amarelo com finalidade de trazer reflexão sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.
“Queremos que os nossos idosos se sintam muito mais valorizados, não apenas por conta da data, mas sim todos os dias. Hoje essas palestras foram com temas de muita relevância, vivida por eles ou até mesmo vivida por alguém próximo a esses idosos. O objetivo do Cabelos de Prata é de fazer com que cada um deles se sintam assegurados e valorizados pela sociedade de modo geral”, disse Eliziane Araújo da gerência do CRAS-Pintolândia.
Para a dona Necy França, que participa do programa há 13 anos, as palestras vão servir para ajudar outros idosos. “Eu achei ótimo os temas abordados e essa atenção que o Cabelos de Prata nos oferece. E aqui o projeto tem mudado minha vida para melhor, e a palestra que mais gostei foi sobre Finanças Pessoas, isso vai me ajudar a evitar golpes que a gente menos espera”, disse.
Cabelos de Prata
Foi criando em 2001 e já conta com 1.076 idosos acima de 60 anos, que estão envolvidos em diversas atividades em grupos, atividades recreativas, oficinas de expressões artísticas, culturais e a valorização das experiências vividas que constituem formas de interação e proteção social.
Comentários: