Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Economia

Brasil marca 1,5 tri em impostos pagos

Totalizando os impostos pagos pelos contribuintes brasileiros ao governo federal, estaduais e municipais desde o início do ano até o momento.

Brasil marca 1,5 tri em impostos pagos
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na madrugada do último domingo (10), o Impostômetro - painel instalado no edifício-sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no centro histórico da capital paulista, registrou R$ 1,5 trilhão em impostos arrecadados. Este é o montante pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

 

Em 2021, a marca foi atingida em 1 de agosto, com 40 dias de antecedência. O economista da ACSP, Marcel Solimeo explicou o motivo dessa aceleração. “O maior fator que explica essa aceleração é a incidência da inflação nos produtos, que aumenta a arrecadação por consequência”, explicou.

 

Comparando com o mesmo período do ano passado, o imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apresentou crescimento de 12%. “A implementação de um teto para o ICMS deve reduzir o recolhimento dos Estados. O único fator que poderia manter o valor arrecadado seria um aumento no valor do produto”, explica Solimeo.

 

Impostômetro

 

O Impostômetro foi implantado em 2005 no intuito de conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. 

 

No site do impostômetro é possível conferir a arrecadação em tempo real.

 

FONTE/CRÉDITOS: Alan Viana
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)