Nesta quarta-feira, 25 de outubro, o programa "Bom Dia, Ministra" recebeu a titular da pasta das Mulheres, Cida Gonçalves, para uma discussão importante sobre o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. Este evento marca um passo significativo na luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres no Brasil.
O Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a última edição da Marcha das Margaridas, realizada em Brasília. Coordenado pelo Ministério das Mulheres, esse programa estabelece uma série de ações voltadas para o enfrentamento de todas as formas de discriminação, misoginia e violência contra as mulheres. Para alcançar esse objetivo, o governo federal planeja colaborações interministeriais para desenvolver ações eficazes.
O "Bom Dia, Ministra" com Cida Gonçalves ocorreu no mesmo dia em que a ministra lançou a iniciativa "Brasil sem Misoginia". O evento, realizado na capital federal, contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e teve como objetivo mobilizar a sociedade brasileira no combate à misoginia, o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.
Durante a entrevista, a ministra também abordou a Lei nº 14.611/2023, sancionada pelo presidente Lula em julho de 2023. Esta lei estabelece medidas que buscam garantir a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens. Além disso, a legislação define mecanismos de transparência salarial e fiscalização rigorosa, ampliando as penalidades para empresas que não cumprem as regras estabelecidas.
A transmissão do "Bom Dia, Ministra" foi realizada ao vivo das 8 às 9 horas e pôde ser acompanhada através da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), tanto na TV, aberta ou via satélite, quanto nas redes sociais, incluindo YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão foi oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal do programa "A Voz do Brasil". Este programa é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a EBC.
Além disso, destaca-se a participação da Jornalista Dennefer Costa de nossa Radio Monte Roraima 107,9 FM , que fez parte das discussões e contribuições significativas para a abordagem dessas questões fundamentais relacionadas aos direitos das mulheres e à luta contra a misoginia no Brasil.
O "Bom Dia, Ministra" serve como um espaço valioso para abordar questões relevantes sobre gênero, igualdade salarial e a prevenção da violência contra as mulheres, enfatizando o compromisso do governo brasileiro em promover um ambiente mais igualitário e seguro para todas as cidadãs do país.
Comentários: