A Prefeitura de Boa Vista inicia nesta quinta-feira (24), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças a partir de seis meses até dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), com comorbidades e imunossuprimidos.
O imunizante utilizado será a da Pfizer, única autorizada atualmente pela Anvisa e recomendação do Ministério da Saúde, com esquema vacinal de três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.
Ainda não há previsão de início para as crianças que não tenham imunossupressão ou comorbidade nesta faixa etária, pois ainda será avaliada após a aprovação para incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC) e disponibilidade do imunizante.
As doses da vacina para essa faixa etária estão disponíveis em nove unidades básicas de saúde, confira abaixo. Para a vacinação é necessário ter em mãos o cartão de vacina, cartão SUS ou CPF.
A prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos. Boa Vista, assim como outras capitais, continua com baixa adesão das crianças e com faltosos nas doses de reforço.
Comorbidades
Diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo. Doenças cardiovasculares: Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, niocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática.
Pontos de vacinação para crianças
Comentários: