Em Boa Vista, a Campanha de Multivacinação, voltada para atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, segue nas unidades básicas de saúde (UBSs). E para que mais pessoas tenham acesso à imunização, a prefeitura ampliou o atendimento nas salas de vacinas (veja cronograma logo mais abaixo).
Com duração de três semanas, a ação faz parte da etapa de Movimentação Nacional pela Vacinação para ampliar a cobertura nos municípios. De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras, neste momento, o destaque da ação é voltado para as crianças e adolescentes devido a fatores importantes.
“Estamos em alerta com a reintrodução da poliomielite no país. A coqueluche, que já tem surto na Bolívia, com vários casos simultâneos positivos, é uma doença ativa no mundo todo. Hoje, o Brasil tem baixa mortalidade relacionada a essa infecção altamente contagiosa do trato respiratório devido à prevenção através dos imunobiológicos”, disse.
A campanha foi criada pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios do país, disponibilizando todos os imunobiológicos preconizados pela pasta. Noriely Alexandra aproveitou o horário ampliado das salas de vacinas das UBSs e levou a filha de sete meses, a pequena Maria Flores, para atualizar a caderneta de imunização.
“A minha bebê tem poucos meses de vida, mas já tomou todas as vacinas da idade dela. Estamos preenchendo o cartão de vacina da Maria. Até agora, ela tem tomado as vacinas aqui no posto de saúde. É muito importante vacinar, sem contar que pode salvar a vida dos nossos filhos diante de uma doença. Se trata de cuidado e prevenção com quem a gente ama”, declarou.
Confira as UBSs e horário de funcionamento das salas de vacina que atendem o público, durante a semana:
Comentários: