Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Bispos da CNBB Refletem sobre Realidades Social e Eclesial do Brasil

Terceiro dia da 61ª Assembleia Geral é marcado por análises e discernimento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Bispos da CNBB Refletem sobre Realidades Social e Eclesial do Brasil
CNBB
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia 12 de abril, o terceiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) transcorreu sob uma atmosfera de reflexão profunda e discernimento espiritual. Bispos de todo o país reuniram-se para abordar as realidades social e eclesial do Brasil, além de mergulharem na atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, utilizando o método da "Conversa no Espírito".

Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima presente na Missa

A jornada teve início às 7h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com a solene Missa de Abertura com Laudes, presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR). A cerimônia foi um momento de recordação e homenagem aos bispos falecidos desde a última assembleia geral, em abril de 2023, e contou com a participação de Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana (MG), e Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias (RJ).

   

Dom Vanthy Neto, Bispo de São Gabriel da Cachoeiras e Monsenhor Lucio Nicoletto, Bispo de São Felix de Araguaia, tambem presentes na 61ª Assembleia Geral da CNBB

A terceira sessão da CNBB teve início às 8h30, com uma profunda análise da Conjuntura Social do Brasil, conduzida pelo bispo de Carolina (MA) dom Francisco Lima, coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da CNBB. Esse grupo está composto por especialistas das pontifícias universidades católicas do país, que fornecem uma visão crítica e informada sobre os desafios enfrentados pela sociedade brasileira.

Dom Francisco Lima, bispo de Carolina (MA) apresentando a Conjuntura Social do Brasil.

Logo após, às 10h30, teve lugar a quarta sessão, dedicada à Análise de Conjuntura Eclesial, apresentada por Dom Joel Amado Portela, bispo de Petrópolis (RJ) e membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi. Essa análise mergulhou nas questões internas da Igreja no Brasil, avaliando seu papel e suas respostas diante dos desafios contemporâneos.

Na tarde, tem como destaque na quinta sessão da Assembleia, o início da discussão sobre o tema central do evento: a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Sob a coordenação de Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), os bispos adotaram o processo de discernimento conhecido como "Conversa no Espírito".

Esse método, já utilizado na etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade e na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma, visa animar o discernimento comunitário através da orientação do Espírito Santo. É interessante resaltar que os bispos foram distribuídos em 45 mesas sinodais, cada uma organizada como uma pequena comunidade, facilitando a partilha e a reflexão conjunta.

Cada mesa contou com a presença de um bispo facilitador, responsável por conduzir a vivência da "Conversa no Espírito", enquanto os assessores das Comissões Episcopais da CNBB atuaram como secretários, registrando dados e as decisões alcançadas. As rodadas de discussão, são sempre precedidas por momentos de oração e silêncio, buscando aprofundar e aprovar o caminho de atualização das diretrizes.

Este terceiro dia da 61ª Assembleia Geral da CNBB foi, assim, marcado por um profundo engajamento dos bispos brasileiros com as realidades do país, tanto sociais quanto eclesiais. Sob a orientação do Espírito Santo e utilizando a "Conversa no Espírito" como guia, eles empreenderam um processo de discernimento que visa fortalecer e orientar a missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Amanhã  sábado 13 de abril, acontecerá a missa especial, onde serão instituídos catequistas de vários regionais do Brasil que será transmitida pelo canal youtube da CNBB. Em representação do Regional Norte1 será instituída a catequista Deolinda Melchior da Silva, indígena do povo Macuxi, da diocese de Roraima.

 

FONTE/CRÉDITOS: Libia López
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)