O bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, visitou nesta quarta- feira (29) o abrigo dos migrantes venezuelanos Rondon 1, no bairro 13 de Setembro, onde conheceu uma parte dos espaços que acolhem os venezuelanos.
Outro abrigo que recebeu a visita do bispo foi o abrigo Waraotuma a Tuaranoko , lugar que acolhe cerca de 1.860 indígenas venezuelanos da etnia Warao. É considerado o Maior abrigo para pessoas refugiadas e migrantes de etnias indígenas na América Latina.
Inaugurado em março, para responder a necessidade humanitária em Boa Vista, o local funciona a partir da parceria entre a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Força Tarefa Logística-Humanitária da Operação Acolhida e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI).
Dom Evaristo diz que esse trabalho com os migrantes venezuelanos e indígenas, é um trabalho fundamental para a cidadania e fala com emoção sobre a visita.
“O trabalho da igreja com os indígenas e migrantes é um trabalho consolidado. Eu fiquei emocionado de ver tanta partilha, tanta boa ação. Invoco a benção de Deus sobre cada um e que Deus sustente esse trabalho das várias equipes, das congregações religiosas, dos padres, dos leigos que se dedicam com entusiasmo pra trazer mais vida e dignidade para os nossos irmãos.”Disse.
Na sua visita, o bispo também conheceu o projeto Sumaúma que é uma ação de segurança alimentar da Cáritas Diocesana de Roraima.
“Assim como a sumaúma compartilha o que ela recebe da terra, assim também esse projeto partilha dos bens da alimentação para fortalecer os irmãos na busca da sua dignidade para poder trabalhar e viver. É um trabalho belíssimo e eu parabenizo todos que estão aqui trabalhando e com certeza nós vamos fortalecer cada vez mais esse trabalho.”
Ainda na agenda desta quarta-feira Dom Evaristo Spengler esteve reunido com o magnífico reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Dr. Geraldo Ticianeli, professoras, professores, pesquisadores e Agentes de Pastoral, para uma acolhida ao novo bispo de Roraima nesta Instituição de Ensino Superior.
A Diocese de Roraima e a UFRR são parceiras em diversas atividades realizadas por meio da Pastoral Universitária e outras iniciativas e projetos. No encontro, além da acolhida, ficou reafirmado a parceria entre ambas no fortalecimento e continuidade das atividades que estão em andamento e que foram apoiadas por predecessores do novo bispo diocesano.
Comentários: