Na manhã desta terça-feira, dia 10, o Primeiro Encontro de Saúde Ambulatorial Especializado de Roraima, promovido pela Policlínica Coronel Mota, foi realizado com o objetivo de trazer à luz os desafios e as inovações das cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS.
O evento, que foi promovido no auditório do Etsus (Escola Técnica do SUS), no bairro São Vicente, e teve como principal foco os pacientes que utilizarão o sistema de saúde público para o procedimento.
A presença da secretária Adjunta, Adilma Rosa Lucena, reforçou a importância da sensibilização dos pacientes em relação aos protocolos do SUS, como destacado nas palestras do encontro.
“O fator pandemia fez com que muitas pessoas ganhassem peso. Às vezes a agonia, a pressa de ser operado faz com que o paciente não compreenda a necessidade de um tratamento multidisciplinar para estar apto a operar”, afirmou Adilma.
Um dos pontos altos do evento foi a participação de profissionais multidisciplinares, como nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e o coordenador das cirurgias bariátricas do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), o médico Gláucio Carneiro.
Para ele, a cirurgia bariátrica é uma técnica segura e eficiente, desde que haja equipe multidisciplinar que funcione em harmonia, visando o emagrecimento duradouro dos pacientes. Carneiro ressaltou a importância do evento em explicar de forma efetiva e engajar os pacientes nesse processo.
"Cirurgia bariátrica hoje é uma técnica segura e eficiente, porque requer equipe multidisciplinar onde tem vários agentes de saúde que funcionam em harmonia para que o paciente consiga emagrecer de forma duradoura. E nesse evento conseguimos explicar de forma efetiva e deixar o paciente mais engajado", afirmou o médico.
O encontro proporcionou aos pacientes a oportunidade de adquirir conhecimento e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela unidade de saúde.
Dona do lar, Aldenira de Souza, de 47 anos, expressou o objetivo em aprender mais sobre os passos necessários para alcançar o peso adequado e realizar a cirurgia bariátrica, que é o maior sonho atualmente.
Após engordar depois do nascimento do último filho, há 12 anos, Aldenira buscou emagrecer por questões de saúde e se manter atenta para não ganhar peso novamente.
“Meu objetivo é aprender mais sobre o que eu tenho que fazer para chegar ao peso certo e fazer a cirurgia, esse é o meu sonho. Depois do meu último caçula comecei a ganhar peso e agora eu quero emagrecer por saúde mesmo, e ficar atenta para não engordar, ter um cuidado maior”, ressaltou a paciente.
Com o encontro, espera-se aproximar a equipe médica e os pacientes, além de promover melhor compreensão sobre os tratamentos disponíveis para pacientes do SUS que desejam realizar cirurgias bariátricas. A iniciativa visa garantir processo seguro e eficiente, além de proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida aos indivíduos que buscam essa alternativa.
Comentários: