Com o apoio da Cáritas Alemanha, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), a Cáritas Brasileira reabre suas instalações sanitárias e lavanderia, no município de Pacaraima / RR, retomando a rotina de serviços de água, saneamento e higiene (WASH, na sigla em inglês) da população migrante e refugiada em situação de rua na fronteira com a Venezuela.
Valquíria Lima, diretora-executiva nacional da Cáritas Brasileira, vê esse apoio como um sinal de esperança na retomada dos serviços essenciais. “A reabertura das instalações em Pacaraima com o apoio da União Europeia é uma conquista da população migrante, pelo seu direito a ter um espaço WASH, onde possam usufruir de serviços de qualidade, de água, saneamento e higiene.”
A reabertura das instalações é através da parceria que já apoia outra iniciativa na área de migração, o projeto Europana: Dignidade sem Fronteira e Sem Barreiras. Essa é uma ação continental, executada na Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Venezuela, com o objetivo de promover proteção e assistência humanitária para migrantes, solicitantes de asilo, e populações locais vulneráveis.
"A Cáritas Brasileira, desde o dia que recebeu a comunicação de suspensão do apoio e das atividades do Governo dos Estados Unidos, têm trabalhado incansavelmente, dialogado com parceiros locais, poder público, municipal, em todas as esferas, para que o poder público reconheça os nossos serviços, como serviços de excelência.", explica Valquíria Lima. As instalações, construídas e gerenciadas pela instituição, contam com estruturas de banheiros, bebedouros, duchas, lavanderia e fraldário, além de atender com agentes treinados garantindo que seja possível fortalecer a dignidade das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.
INSTALAÇÕES
Em Pacaraima, a Cáritas Brasileira possui duas instalações. Uma localizada no Centro de Formação, que está em funcionamento desde 2019, e a Instalação WASH Padre Edy Savietto, inaugurada em maio de 2024, que funciona no Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG). Apenas nos últimos 3 meses e meio, essa última já teve mais de 50 mil acessos contabilizados.
Ao todo, as duas instalações contam com 10 banheiros sanitários, sendo 4 preferenciais, 8 banheiros com chuveiros, 19 lavatórios com pias, 2 bebedouros de 200 litros, 1 lavanderia, 2 fraldários e 1 espaço de amamentação.
SERVIÇOS DA CÁRITAS BRASILEIRA
A Cáritas Brasileira, através do secretariado nacional, executa em Roraima os projetos Sumaúma: Nutrindo Vidas, reconhecida iniciativa de segurança alimentar e nutricional em Boa Vista, Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, ação de promoção ao acesso à água, saneamento e higiene, e Europana: Dignidade sem Fronteira e Sem Barreiras.
Os dois primeiros projetos estão com as ações suspensas, por consequência da suspensão da ajuda humanitária do Governo dos Estados Unidos, que financiava integralmente as atividades.
Nesse contexto, o único financiamento para realizar as ações vem através do projeto Europana, que conseguiu absorver, nos próximos 90 dias, a demanda das ações de acesso à água, saneamento e higiene em Pacaraima, fronteira do Estado,
No entanto, as ações em Boa Vista seguem suspensas e, para isso, a Cáritas Brasileira pede apoio através de doações financeiras para continuidade de suas ações.
A campanha visa atender a manutenção de serviços essenciais, como:
- Distribuição de refeições;
- Oferta de água potável para consumo e higiene;
- Criação de espaços de apoio para famílias;
- Disponibilização de informações seguras sobre direitos e serviços.
As doações podem ser feitas através das contas:
Doações Nacionais:
Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta-Corrente: 53.377-7
Chave PIX: doe@caritas.org.br
Doações Internacionais:
Nome: CARITAS BRASILEIRA
IBAN: BR1600000000004520000533777C1
SWIFT: BRASBRRJSBO
Agência: 452-9
Conta: 53377-7
EUROPANA: DIGNIDADE SEM FRONTEIRA E SEM BARREIRAS
O objetivo do projeto Europana é contribuir para garantir uma migração segura e informada, bem como preencher lacunas críticas na assistência humanitária e integração de cidadãos e cidadãs venezuelanos/as vulneráveis, dentro da Venezuela e nos países anfitriões. Particularmente, mulheres, crianças, populações indígenas, idosos/as e pessoas com deficiência. Além do Estado de Roraima, a Cáritas Brasileira executa essa ação em Rondônia.
Comentários: