Julieta Hernández, artista e cicloviajante da Venezuela, desapareceu enquanto pedalava pelo interior do Amazonas, em dezembro de 2023. Amigos do grupo artístico em que ela faz parte fizeram uma campanha nas redes sociais em busca de informações sobre o paradeiro dela, que segue desaparecida até esta quinta-feira (4). A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) investiga o caso.
Um Boletim de Ocorrência online sobre o desaparecimento da venezuelana foi registrado na quarta (3). Antes disso, os amigos de Julieta já haviam feito um registro no sistema de Sinal Desaparecido da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao g1, a amiga da artista, Ana Melo, contou que ela estava no Brasil desde 2015 e fazia parte grupo de artistas e cicloviajantes "Pé Vermêi".
Artista venezuelana desaparecida após passagem pelo Amazonas — Foto: Divulgação/redes sociais
Vivendo como nômade, ela pedalava por diversos estados do país fazendo apresentações como palhaça.
No início do mês de dezembro, Julieta publicou em redes sociais que estava a caminho de Manaus, capital do Amazonas. Ela fez apresentações e conheceu a cidade durante o período.
"Julieta é uma pessoa linda. Não tem quem não goste dela", foi como Ana Melo caracterizou a artista e cicloviajante.
Julieta Hernández, desapareceu enquanto pedalava pelo interior do Amazonas. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Desaparecimento
Enquanto pedalam pelo país, os membros do grupo costumam informar os demais sobre onde estão, antes de ficarem sem sinal de telefone e internet, segundo Ana Melo.
Entre os dias 22 e 23 de dezembro, Julieta disse que passava por Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, a caminho de seu país de origem e desapareceu.
Essa foi a última vez que Ana Melo e o grupo "Pé Vermêi" tiveram informações sobre Julieta. Desde então, eles vivem momentos de apreensão sem notícias dela.
Julieta Hernández viaja o Brasil de bicicleta fazendo apresentações como palhaça. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
"Antes dela ficar sem sinal, a gente já sabia que seria um trajeto desafiador. Julieta é bem experiente, já tem anos que ela pedala pelo Brasil e agora está voltando para Venezuela. O que a gente achou estranho foi o fato dela não ter avisado que ficaria sem sinal. Simplesmente as mensagens pararam de chegar e a gente não conseguia mais localizá-la", contou Ana Melo.
O delegado Valdinei Silva, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Presidente Figueiredo, informou que estão sendo realizadas diligências em vários pontos do município para obter informações sobre o paradeiro da artista.
A PC-AM também solicita a quem saiba a localização de Julieta Hernandez, que as informações sejam repassadas para o número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Mobilização dos amigos
O grupo artístico que Julieta participa tem divulgado o desaparecimento dela em redes sociais e após receberem informações desencontradas buscam recursos para virem ao Amazonas para também realizarem as buscas na região.
"Agora, a gente está abrindo uma vaquinha para custearmos a viagem para o Amazonas, para fazermos esse trajeto com carro, para vermos se encontramos ela. A comunicação está falha, a gente não consegue ter informações concretas", disse.
Artista e cicloviajante da Venezuela, Julieta Hernández, desapareceu enquanto pedalava pelo interior do Amazonas. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A vaquinha feita pelo grupo está disponível através das redes sociais @pevermei.
"Familiares e amigos de Julieta estão procurando mais informações sobre ela. Provavelmente ela está entre Presidente Figueiredo e Rorainópolis. Julieta é uma cicloviajante muito experiente, uma mulher de 37 anos, de cabelos longos que pedala uma bicicleta alaranjada, puxando um reboque com bastante carga. Se alguém tem alguma notícia, entre em contato que qualquer informação é muito importante", finalizou Mone Melo, irmã de Ana e amiga de Julieta.
Comentários: