Para proporcionar mais conforto, mobilidade e acessibilidade aos usuários do transporte público de Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique iniciou a renovação da frota e entregou oito novos ônibus à população nesta terça-feira, 2, no Terminal Luiz Canuto Chaves. Os veículos são maiores e por isso, tem maior capacidade de passageiros.
No próximo mês, mais oito novos ônibus devem chegar à capital, totalizando 16 novos veículos na frota. De acordo com o prefeito, a gestão tem trabalhado para tornar Boa Vista uma cidade inteligente em termo de transporte público, além de investir em mais conforto para a população da capital.
“Iniciamos no mês de março a construção do nosso Plano de Mobilidade. Em Boa Vista, vamos passar a estudar como as pessoas se deslocam dentro da cidade para implantarmos novas rotas de ônibus. Na minha gestão, a gente já implantou novas linhas e com esse estudo vamos deixar o transporte público ainda mais eficiente”, disse.
Conforto e acessibilidade
Atualmente, a frota de Boa Vista conta com 76 ônibus. Todos os veículos entregues possuem acessibilidade, ou seja, contam com elevador para cadeirantes.
Recarga online
Dentre as novidades no transporte público de Boa Vista, está a implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, com a possibilidade de recarga online para os cartões de transporte, via ChatBot, QR Code, Pix e outras funcionalidades. A estudante Isabelle Coelho celebrou a mudança que vai permitir a recarga de casa.
“Sempre utilizo o ônibus para ir aos compromissos diários, como a escola e encontros com os meus amigos. Agora, com os novos ônibus, vai melhorar muito, com certeza. Essa central online vai facilitar mais para a gente, pois é incrível poder recarregar o cartão pelo WhatsApp, sem precisar sair de casa. Vamos economizar mais tempo”, contou.
Biometria facial e recadastramento
Os usuários do transporte público estão em fase de recadastramento para habilitar a biometria facial. O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), Sérgio Pillon, explicou que a campanha começou atendendo idosos e pessoas com deficiência (PCD), logo em seguida estudantes e público geral.
“Isso é para que as pessoas tenham segurança na entrada do ônibus. Todos os usuários de ônibus coletivo de Boa Vista precisam fazer a atualização cadastral para a renovação do cartão. É necessário ir à sala da EMHUR, no terminal principal de ônibus e lá tem uma equipe fazendo esse trabalho”, orientou.
Comentários: