Na noite desta quarta-feira (1º), o prefeito Arthur Henrique (MDB) e o vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL) foram empossados para o mandato 2025-2028. A cerimônia ocorreu no Teatro Municipal de Boa Vista e contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e milhares de moradores da capital.
Em seu discurso, Arthur Henrique destacou que sua gestão terá como foco principal a mobilidade urbana, com investimentos significativos no transporte público e infraestrutura viária. Ele anunciou a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal já no primeiro ano de mandato, além de reforçar o compromisso com melhorias nos serviços de saúde, educação e assistência social.
“Vamos iniciar já no primeiro ano de gestão a construção da primeira UPA do Município. São ações como essa, foco em mobilidade e nos serviços básicos, saúde, educação e social, que vão ser a prioridade de toda a gestão, mas obviamente, sem deixar nenhuma ação de lado e as obras de infraestrutura”, afirmou.
Arthur também adiantou que haverá mudanças no secretariado, com a possibilidade de criação de duas novas secretarias, uma voltada exclusivamente para Mobilidade Urbana e outra resultante da fusão de pastas já existentes.
Reconhecimento e agradecimentos
No discurso após a posse, Arthur relembrou os trabalhos realizados nos últimos quatro anos de gestão, como o aumento de vagas em creches e o asfaltamento de ruas da capital. Ele também agradeceu o apoio do vice-prefeito Marcelo Zeitoune, dos eleitores, de sua esposa Nathália Cortez e de seu pai, que faleceu vítima da Covid-19 poucos dias após ele assumir o cargo de prefeito em 2021.
Arthur Henrique ainda expressou gratidão à ex-prefeita Teresa Surita (MDB) e ao ex-senador Romero Jucá (MDB), destacando o apoio e legado político de ambos. Apesar das homenagens, Teresa e Jucá não estiveram presentes na cerimônia.
Quem é Arthur Henrique
Arthur Henrique Brandão Machado nasceu em 19 de agosto de 1981, em Boa Vista. Casado com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, é pai de quatro filhas. Ele iniciou sua carreira na iniciativa privada, trabalhando em multinacionais como Siemens e Capgemini.
Foi secretário municipal de Inclusão Digital (2013-2019) e de Educação e Cultura (2019-2020) na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. Foi eleito vice-prefeito (2017-2020) e, em 2020, assumiu seu primeiro mandato como prefeito de Boa Vista com uma expressiva votação de 116.792 votos (85,36%).
Quem é Marcelo Zeitoune
Marcelo Zeitoune nasceu em 9 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro. É casado com Michele Marques Gutierrez e pai de quatro filhos. Médico ortopedista do Exército Brasileiro desde 1995, possui pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC (RJ) e serviu em diversas localidades do país.
Chegou a Boa Vista em 2010, onde atuou no Posto Médico do Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Também trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República nos governos Temer e Bolsonaro, além de participar de uma missão de paz da ONU no Haiti em 2005.
Com a posse oficializada, Arthur Henrique e Marcelo Zeitoune iniciam um novo ciclo na gestão de Boa Vista, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável, inclusão social e melhorias na qualidade de vida da população.
Comentários: