A partir deste sábado, 30, todos os dias, após às 21 horas, as mulheres que utilizam o transporte público coletivo poderão subir e descer dos ônibus em qualquer lugar do trajeto, mesmo que não esteja próxima a um ponto de parada. A medida foi anunciada pelo prefeito Arthur Henrique na noite dessa sexta-feira, 29, no Terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro de Boa Vista.
A nova medida será regulamentada por meio de uma portaria a ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias. “O vereador Bruno Perez trouxe essa sugestão e a gente decidiu implantar. Essa é uma medida que foi pensada principalmente para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres da nossa cidade, que usam o transporte público para se locomover”, afirmou o prefeito.
Autor da indicação, o vereador Bruno Perez destacou a importância da medida para o público feminino. “As mulheres agradecem. Você [mulher] que está no ônibus, se quiser parar num local mais claro, mais seguro, é só falar com o motorista. Do lado de fora, é só dar sinal com a mão que ele vai parar para você, onde você quiser”, pontuou.
Usuária do transporte público coletivo no período noturno, Francilene aprovou a medida. “Nós mulheres, vamos poder acenar com a mão onde estivermos e o ônibus vai parar e a gente vai chegar com segurança em casa. Melhor notícia não podia ter”, afirmou.
A Empresa Cidade de Boa Vista, concessionária do transporte público coletivo da capital, é instruída a orientar os motoristas a atender essas solicitações. Caso haja recusa, as mulheres podem formalizar denúncia. Caso o motorista se negar a acatar solicitação da mulher tanto para embarque como para desembarque a mesma pode formalizar denúncia através do canal 156.
Comentários: