Alunos e educadores da rede municipal de ensino participaram nessa quinta-feira, 25, da cerimônia que anunciou os finalistas da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2022. O evento foi no Teatro Municipal de Boa Vista com a premiação dos três primeiros colocados das quatro categorias. Foram 17 alunos e 12 professores premiados, por abordarem o tema trabalho infantil em forma de conto, poesia, desenho e música.
Lançado em todo o país, a proposta do concurso é desenvolver com alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, o tema “A escola no combate ao trabalho infantil”. O desafio é desenvolver trabalhos literários, artísticos e culturais e o prêmio veio reconhecer o esforço das escolas, dos profissionais e das crianças. Esta é a 4ª edição do “MPT na Escola” em Boa Vista, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Diversas autoridades estavam presentes, entre elas, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Amazonas e Roraima (MPT/PRT11), Jorsinei Dourado do Nascimento. “Todos os alunos que participaram passaram por uma avaliação e hoje estão aqui para serem premiados. Uma iniciativa voltada para dar continuidade ao estudo do tema, e que a solenidade sirva de estímulo para estes alunos continuarem estudando e se dedicando ao ensino e que sirva de exemplo para os demais das suas escolas”, declarou.
A ideia é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. Em Boa Vista 55 escolas municipais participaram, envolvendo mais de 12 mil alunos e seus professores. Na categoria poesia, quem venceu em primeiro lugar foi o aluno da Escola Municipal Senador Darcy Robeiro, José Nícolas, do 4º Ano.
“Primeiramente quero agradecer a minha professora, a coordenadora, a direção da escola e meus pais. Foi bem emocionante para mim esse resultado, uma grande oportunidade de aprender mais sobre o tema”, disse.
A aluna Maria Isabel Galvão junto com suas colegas Aline Cristal e Maria Luíza, da Escola Municipal Centenário de Boa Vista, venceram com a música Me deixa aproveitar minha infância.“Foi muito bom conquistar o primeiro lugar com minhas colegas. Valeu muito a pena, criamos uma música sobre o tema e ficou muito legal”, disse.
Premiação
Estudantes que venceram em 1° lugar ganharam um tablet; em 2° lugar ganharam um celular e no 3° lugar ganharam mochila com materiais escolares. Já os professores receberam R$ 500,00 (apenas para os 1º lugares de cada categoria). Os primeiros colocados serão inscritos automaticamente na etapa nacional que será em Brasília, no final de novembro.
“Esperamos que mais uma vez o município de Boa Vista consiga vencer na etapa nacional. Já tivemos dois campeões aqui de Boa Vista e esperamos que essa tradição continue”, disse Jorsinei.
Comentários: