A prefeitura de Boa Vista programou um passeio especial com os 27 alunos com Surdez da rede municipal de Ensino. A diversão foi na Selvinha Amazônica do Parque do Rio do Rio Branco na manhã da quarta-feira (28). Esta é uma das ações do Projeto Setembro Azul: Transcendendo os muros da escola.
Seis escolas participaram da programação. Teve banho nas fontes interativas e as crianças se refrescaram com as águas que se expandiam sobre os animais na área molhada da selvinha. A diversão foi garantida, como forma de promover a inclusão destes alunos que hoje são atendidos nas Escolas Polo da Educação Bilíngue para surdos.
A gerente de Educação Especial do município, Ana Paula, explicou a importância desse passeio. “Sair da sala de aula faz parte do Setembro Azul, que marca o mês da pessoa com surdez. Aqui ao ar livre, as crianças podem brincar, correr e até conhecer outras crianças. Além disso, há toda uma programação pedagógica com jogos de tabuleiro, bambolê e até o futebol. As escolas estão cada vez mais em parceria na inclusão social”, explicou.
Quem acompanhou a filha Camila, de 7 anos, foi a dona de casa, Adriele Vilar de Jesus. “É maravilhoso observar a minha filha tão feliz, interagindo com outras crianças. Ela adora a escola e todos os amiguinhos a recebem com abraços, e não sem preconceito. A educação do município faz toda a diferença na vida da camila” disse Adriele.
Há seis meses, Marileuza Pinheiro Duarte é professora de libras do município, para a educadora é uma realização pessoal. “Eu me sinto muito feliz de ensinar libras para crianças com surdez, outras crianças que querem aprender a língua para se comunicar com os outros colegas. Ser professora sem dúvidas é uma realização pessoal” disse a professora.
Comentários: