Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Cidadania

 ALE-RR sedia em agosto encontro para discutir inclusão de crianças no orçamento público

Dia Estadual da Primeira Infância é celebrado neste 11 de julho; data foi instituída em 2021.

 ALE-RR sedia em agosto encontro para discutir inclusão de crianças no orçamento público
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira (11), é comemorado o Dia Estadual da Primeira Infância, data instituída pela Lei nº 1544/2021, que tem como foco a conscientização da sociedade sobre a importância dessa fase de vida. Recentemente, a Assembleia legislativa de Roraima (ALE-RR) aderiu ao Pacto Pela Primeira Infância e sediará em 22 de agosto uma audiência pública e seminário para debater o assunto e incluir esse segmento no orçamento público.

A lei, conforme explicou o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio, está sendo um gancho para a realização do evento em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que segue uma agenda nacional dos tribunais, que elegeram como prioridade a primeira infância.

Iríamos fazer o evento em julho, porém, como além do seminário haverá uma audiência pública e os dois especialistas que serão trazidos pelo TCE estão com a agenda lotada neste mês, transferimos para agosto. A audiência pública será pela manhã no Plenário da Assembleia Legislativa, e à tarde faremos o seminário”, explicou.

Conforme detalhou, na audiência, que terá como tema “Lugar de Criança é no Orçamento Público”, se debaterá o problema. No seminário, se pretende definir as prioridades que farão parte do orçamento público.

Na audiência pública, as autoridades constituídas vão ouvir os nossos palestrantes, que conhecem bem a realidade do Brasil. E à tarde será uma coisa mais operacional, mais técnica, para não se ficar só na conversa. Queremos sair do evento com resultados práticos tanto para as prefeituras quanto para o Estado”, afirmou o superintendente.

Como o orçamento já está fechado, Pablo Sérgio ressaltou que a ideia é sensibilizar os deputados federais e estaduais para canalizarem emendas para atender às necessidades dos municípios.

A ideia é também fazer uma busca ativa em alguns órgãos federais. O Fundo Nacional da Educação, por exemplo, tem recursos para a construção de creches. Vamos fazer um levantamento de quantas creches cada município tem para ofertar à comunidade, ver qual é a real necessidade. Há municípios que têm creches inacabadas. O que falta para concluir? E depois de concluída, como vão ser a manutenção, a estruturação de mobília, servidores? Vamos discutir tudo isso tecnicamente a partir da realidade pré-levantada pela equipe técnica tanto da Assembleia quanto do Tribunal de Contas”, explicou.

O presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou que o evento é resultado do trabalho intenso do TCE no Estado.

A caminhada do Tribunal de Contas aos municípios constatou a necessidade urgente de chamarmos a atenção da classe política e dos governantes para a primeira infância em Roraima, para essa preocupação de desenvolver cooperação técnica entre o governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, as prefeituras e a sociedade civil para a importância dessa discussão.”

Sampaio destacou o proeminente papel do Parlamento roraimense nesta luta em defesa da infância e da adolescência. 

A Assembleia Legislativa de Roraima estará protagonizando com o Tribunal de Contas essa discussão de grande relevância, já levando em consideração a Lei de Diretriz Orçamentárias [LDO], a Lei Orçamentária Anual (LOA), envolvendo as bancadas federal e estadual na alocação de recursos para o ano que vem, para que as prefeituras possam, de fato, construir as creches para o pré-escolar tão necessárias hoje, em especial, no interior de Roraima”, reforçou.

A conselheira Cilene Salomão reforçou que o evento será de grande relevância porque tratará da criança e do adolescente dentro do orçamento público. Para isso, ressaltou, o TCE trará dois especialistas no assunto, os quais vão esclarecer, tecnicamente, como trazer recursos para atender essa área.

O doutor Vital Didonet, um dos técnicos responsáveis pela elaboração da Lei nº 13.257/2016 do Pacto pela Primeira Infância, vai abordar o tema ‘A importância de investir na primeira infância para garantir políticas públicas para essa faixa de idade'. Vamos trazer também a doutora Cláudia Costin, que é uma professora visitante da Universidade de Harvard e que preside o Instituto de Singularidade”, anunciou a conselheira, ao citar a poetisa Gabriela Mistral quando o assunto em questão é a criança. “Muitas das coisas que precisamos na vida podem esperar, a criança não pode, seu nome é hoje”.



FONTE/CRÉDITOS: assembleiarr
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)