Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (23), foi aprovada em plenário a Moção nº 46/2024 de Aplauso aos policiais militares subtenente PM Victor Afonso da Silva Costa, soldado PM Tiago Pereira de Oliveira e soldado PM João Batista Souza Silva, que, em serviço na sede do 2º BPM, em Boa Vista, salvaram a vida do recém-nascido Davi Lucas, de três meses, que estava engasgado e sem conseguir respirar no dia 14 de outubro de 2024.
Conforme o autor da proposição, o presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), em trecho do documento, “o reconhecimento por atuações como essa é fundamental para homenagear quem está, diuturnamente, pronto para prestar os mais variados serviços ao cidadão roraimense”.
Também foi aprovada, de forma simbólica, a Moção nº 47/2024 de Aplauso aos policiais militares soldado PM Walison de Araújo Sousa e soldado PM Cristiano Lima Paiva, pelo salvamento de uma criança de três anos e sua mãe, em um princípio de incêndio causado por uma panela esquecida no fogo. O incidente ocorreu no dia 14 de outubro, no Condomínio Vila Jardim, bairro Cidade Satélite, por volta das 6h.
De autoria do presidente Sampaio, a justificativa destaca que “a pronta resposta nesse tipo de ocorrência, com destreza, profissionalismo e bravura, foi crucial para salvar a vida das duas pessoas que estavam dentro do imóvel. Se não fosse pela atitude dos profissionais, a situação poderia ter evoluído para um incêndio de grandes proporções, com sérios danos pessoais e materiais”.
Condolências
Ainda durante a sessão, foram aprovadas as Moções nº 48 e nº 50/2024, de pesar pelo falecimento do padre Nilvo Floriano Pase, ocorrido no último dia 21. Ele dedicou 61 anos de sua vida ao sacerdócio e ao serviço das comunidades de fé. De autoria dos deputados Idázio da Perfil (MDB), Gabriel Picanço (Republicanos) e Soldado Sampaio (Republicanos), os documentos expressam condolências aos familiares, amigos e a toda a comunidade católica.
“Nós sabemos que o padre Nilvo passou a vida servindo o Sul do Estado, especialmente em São Luiz, onde atendeu a todos com muita paciência. Por isso, pedimos este voto para que possamos aprovar essa moção de pesar ao padre”, ressaltou Idázio.
Contribuindo com a fala do colega, o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) contou que teve a oportunidade de conhecer o padre Nilvo nos anos 80 e relembrou algumas histórias do amigo na região.
“O padre Nilvo passou várias festas comemorativas conosco em São Luiz. Naquela época, o município era muito pequeno; éramos uma família só. Hoje, deixamos nossas condolências aos familiares, à Igreja Católica e ao povo daquela região. Padre Nilvo foi um verdadeiro guerreiro, que ia de Entre Rios ao Jundiá, pregando celebrações aos domingos e feriados, incansavelmente. Então, queremos expressar nossa tristeza e condolências pela perda do grande amigo e irmão”, disse Picanço.
Em aparte, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), também prestou suas homenagens ao sacerdote.
“Foi um exemplo de ser humano que nasceu para servir. Imagine o que é toda uma vida dedicada ao serviço às pessoas e aos princípios cristãos. Uma liderança religiosa que praticava e transmitia os ensinamentos de Cristo. Merece toda a nossa honra. Com certeza, está muito bem acolhido pelo nosso Pai Maior, mas não podemos deixar de registrar sua passagem por este Estado, especialmente no Sul, por suas obras, ensinamentos, orientações e conselhos”, concluiu Sampaio.
Comentários: