Na semana de abertura da tradicional Expoferr (Exposição-feira Agropecuária de Roraima), os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelam que o estado é destaque na geração de empregos puxado pelo setor agropecuário, com um aumento de 21% na criação de postos formais de trabalho no ano de 2023.
O governador Antonio Denarium destacou que os empregos gerados no setor agropecuário representam 13% do total de empregos formais criados em Roraima nos últimos 12 meses, apresentando um crescimento de mais de 20% no saldo de trabalhadores do segmento, com recorde no Brasil.
“Não podemos deixar de frisar que também fomos um dos estados com maior crescimento do rebanho, com evolução em 20%. Bem como a nossa área plantada que cresceu 22%, com destaque significativo para a soja, que foi de 44%. Todos estes números apontam para mais desenvolvimento, mais empregos e mais oportunidades para Roraima. Os dados confirmam que a agropecuária roraimense é a que mais cresce no Brasil”, assegurou.
A análise feita pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) mostra que, nos últimos 12 meses, o estado teve um saldo positivo de quase 5 mil postos de trabalho. O que representou um aumento 6,86% no contingente de trabalhadores. Esse percentual coloca Roraima em primeiro lugar no ranking nacional.
Conforme o titular da Seplan, Rafael Fraia, no mês de setembro, foram contabilizadas 3.981 admissões e 3.218 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 763 trabalhadores.
“Como resultado, o estado atingiu um total de 77.232 empregos com carteira assinada, sendo o terceiro mês seguido de recorde para Roraima”, ressaltou o secretário.
Ainda de acordo com Rafael Fraia, todos os setores apresentaram crescimento no mês de setembro, com destaque para o comércio, com a criação do maior número de empregos formais, com um saldo de 320.
“Isso demonstra que, além da agropecuária, o crescimento econômico se reflete em todos setores no estado de Roraima. Tudo isso graças a política de desenvolvimento adotada pelo Governo para estimular e promover a economia roraimense”, acrescentou.
Comentários: