Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Meio Ambiente

Centro de Compostagem de Boa Vista transforma lixo em adubo orgânico.

O Centro de Compostagem de Boa Vista já contribuiu para a redução de mais de 1.000 toneladas de lixo.

Centro de Compostagem de Boa Vista transforma lixo em adubo orgânico.
Luana de Oliveira
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Todos os dias, toneladas de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e podas de árvores, são descartadas. Mas, em vez de irem para o lixo, esses materiais ganham uma nova utilidade no Centro de Compostagem de Boa Vista. O local realiza a transformação desses resíduos em adubo, contribuindo para a sustentabilidade e reduzindo o impacto ambiental.


A compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica. No centro, esse processo é acelerado, garantindo um composto rico em nutrientes, que pode ser utilizado na agricultura e na recuperação de áreas degradadas. Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Alexandre Santos, o local faz parte das diretrizes do Plano Municipal Integrada de Resíduos Sólidos.
‘ ‘A prefeitura tem implantado locais como este, para organizar todos os fluxos e processos da destinação adequada desses resíduos. No local é feito o trabalho com o resíduo orgânico coletado da cidade, chegando no local passa por todo processo que no final se transforma em adubo’’, destacou o secretário. 


O processo começa com a separação dos resíduos, que são então misturados e submetidos a um período de decomposição controlada. A temperatura e a umidade são monitoradas constantemente para garantir que o composto tenha a melhor qualidade possível. Após algumas semanas, o material está pronto para ser utilizado como adubo.
O coordenador do Centro de Compostagem, Heleno Bonfim, ressaltou a importância do incentivo público e privado para o funcionamento do local. 

‘‘As parceiras são com os setores públicos e privado. O setor privado faz o transporte desse material até o local e o setor público faz todo o processo para chegar ao resultado final’’, afirmou o coordenador.


O que antes era lixo, agora se transforma em um recurso valioso. Além de reduzir o volume de resíduos descartados, o Centro de Compostagem incentiva a economia circular e promove uma agricultura mais sustentável. 


O centro é uma das iniciativas que buscam promover práticas mais sustentáveis e um futuro mais verde para o estado. Quem quiser saber mais ou até doar resíduos orgânicos para a compostagem pode procurar o Centro de Compostagem de Roraima, uma verdadeira transformação de lixo em vida.

FONTE/CRÉDITOS: Luana de Oliveira
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)