Como parte das comemorações da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, acontecerá na avenida Ene Garcez o tradicional desfile cívico-militar que não ocorreu nos últimos dois anos em razão da pandemia de covid-19. O evento terá início a partir das 7h30 e contará com a participação dos alunos da rede estadual de ensino.
Devem desfilar na avenida cerca de 1500 estudantes de 47 escolas estaduais sendo 29 estaduais civis e 18 colégios militarizados, além do Colégio Estadual Militar Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges.
Entre estes pelotões, 19 fanfarras vão abrilhantar o desfile também com a participação de uma média de 30 integrantes cada. Os alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato, a exemplo das outras escolas, estão se preparando para o desfile de pelotão e apresentação da fanfarra.
“A banda marcial da escola, chamada de Villa Lobos, está ensaiando diariamente desde fevereiro. Devido à pandemia, iniciamos os treinamentos do zero e muitos terminaram o ensino médio e saíram da escola. A primeira apresentação foi no Dia do Estudante e faremos a abertura do desfile de 7 setembro. Já o ensaio do pelotão inicia nesta semana com 30 alunos”, explicou a gestora da escola, Rozmeri Assunção.
O secretário-adjunto de Educação Básica da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), Semaias Alexandre Silva, explicou que a logística da organização está focada na capital, mas as escolas dos municípios têm total liberdade para fazer o desfile cívico. “É o momento de cada um exaltar os valores e sentimentos pela Pátria em parceria com as entidades locais”, explicou.
O EVENTO
O desfile cívico-militar é organizado pelas organizações militares. Após as honras militares, terá início o desfile com a representação dos projetos sociais. Em seguida, passam pela avenida as escolas das redes pública, particular e federal. Na sequência, as representações das entidades civis.
Fechando o evento, desfilam na avenida as representações militares do Exército e também da Polícia Militar de Roraima, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Corpo de Bombeiro Civil entre outras organizações militares e de segurança pública do Estado. Haverá ainda desfile de tropas mecanizadas.
Comentários: