Cerca de 45 novos professores dos 58 convocados do Concurso Público da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) foram empossados nesta segunda-feira (09). Os professores atenderão os municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis, Rorainópolis, Baixo Rio Branco e Uiramutã.
Felipe Figueiredo Fonseca Nascimento é agora professor de Língua Inglesa efetivo do Estado. Ele esperava que realmente chamassem o cadastro reserva e se sente feliz de ter sido contemplado após dedicar-se ao Concurso Público.
“Eu tive uma experiência como servidor, na área da saúde. Com esse concurso, como servidor da Educação, eu acredito que será um marco na minha vida profissional”, comemora o novo empossado.
Sentimento parecido vive a jovem Leoni Pereira da Silva, professora efetiva que atuará no município de Rorainópolis. A professora de Espanhol estava ansiosa pelo momento da posse, após se dedicar meses estudando para o concurso.
“Com certeza é um desejo de qualquer pessoa formada na área de educação é ter um cargo efetivo porque ali a gente vai poder desempenhar nossas funções por um bom período de tempo com mais qualidade, pensando sempre no dia de amanhã com os nossos alunos”, refletiu a nova professora.
O secretário Adjunto da Educação Básica da Seed, Semaias Alexandre Silva, destacou que a lotação será imediata.
“A partir desta terça-feira, dia 9, todos os empossados serão lotados, que é o encaminhamento de direcionamento para as escolas que irão atuar, tanto na Capital, quando no Interior, em especial no baixo Rio Branco que foi contemplado com professores efetivos”, disse Semaias.
O Secretário titular da pasta, Nonato Mesquita, lamentou a ausência de 13 docentes que foram convocados, mas não compareceram para a posse.
“Lamento profundamente, que por determinação do Governo de Roraima, convocamos 58 professores e, apenas 45 se apresentaram. Eu vejo que a luta para que esses servidores possam ingressar é grande e quando se faz a convocação faltaram alguns”, destacou o secretário Estadual de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
O secretário disse ainda que já determinou que o DRH (Departamento de Recursos Humanos da Seed, realize um levantamento e verifique a possibilidade imediata de substituição dos aprovados que não compareceram à convocação.
Lotação dos novos servidores
A lotação será imediata e ocorrerá nesta terça-feira, dia 9, na sede da Secretaria, das 8h às 17h. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais com vencimento inicial básico de R$ 3.782,94.
Todos os empossados receberam orientações após a cerimônia de posse para que realizem o preenchimento correto da ficha cadastral e envio de todos os documentos exigidos para a lotação pelo DRH.
Esta foi a quinta convocação de aprovados do Concurso Público para a Carreira do Magistério da Educação Básica realizado em outubro de 2021.
Com os novos empossados, a Educação conta com 617 novos servidores efetivos, feito que não acontecia no estado desde 2007. O concurso público tem vigência de dois anos prorrogável por igual período.
Comentários: