Até as 11h deste domingo (2), eleitoras e eleitores brasileiros em 44 países já haviam encerrado a votação para presidente da República. Ao todo, cerca de 700 mil brasileiros estavam previstos para registrarem voto.
A divulgação oficial dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorrerá somente a partir das 17h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país. No entanto, os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna, permitindo que países do leste do globo, com fuso horário maior, encerrem as sessões antes do horário de Brasília.
Fusos no Brasil
Uma decisão do Plenário do de dezembro de 2021 determinou a uniformização do horário de votação em todo o país. Isso significa que, no Brasil, as seções eleitorais foram abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila.
Como consequência, estados com fuso horário diferente da capital brasileira terão de se adequar à medida, prevista na Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. As seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima abriram uma hora antes, ou seja, às 7h do horário local.
Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciou a votação às 7h. Contudo, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começaram com duas horas de antecedência, isto é, às 6h.
Já em Fernando de Noronha (PE), a votação foi iniciada às 9h do horário local para coincidir com o horário da capital federal.
Comentários: