Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

4ª Assembleia Eletiva da Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima Discute o Futuro da Ação Pastoral e a Dignidade dos Migrantes

O encontro, realizado na Casa da Caridade, busca fortalecer as ações externas aos migrantes e promover reflexões sobre o papel da Igreja.

4ª Assembleia Eletiva da Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima Discute o Futuro da Ação Pastoral e a Dignidade dos Migrantes
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

                                                                     

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Diocese de Roraima está realizando a IV Assembleia Eletiva da Pastoral dos Migrantes, reunindo agentes de pastoral de todo o estado com o tema "Peregrinos e Peregrinas da Esperança" e o lema "Caminha Humildemente com Teu e Nosso Deus". O encontro, realizado na Casa da Caridade, busca fortalecer as ações externas aos migrantes e promover reflexões sobre o papel da Igreja nesse contexto.

A coordenadora da Pastoral dos Migrantes, Irmã Terezinha Lucia Santin, ressaltou a importância do evento, destacando que, desde 2018, a Pastoral vem realizando encontros e assembleias a cada dois anos. “A cada biênio, promovemos a Assembleia Eletiva, onde os agentes dos migrantes de todo o Estado escolhem, de maneira cooperativa, uma nova equipe pastoral. Este ano, estamos nos reunindo para refletir e renovar nosso compromisso com a caminhada ao lado dos migrantes”, explicou Irmã Terezinha. Ela enfatizou ainda que as cidades mais desenvolvidas do mundo são aquelas que abrigam o maior número de migrantes, que, muitas vezes, se tornam protagonistas das transformações nas comunidades em que vivem.

Maria Ozania, secretária executiva da Coordenação Colegiada do Serviço Pastoral dos Migrantes, falou sobre o impacto nacional da pastoral, que está presente em 19 estados do Brasil. “Nosso trabalho, em parceria com a CNBB e com a Igreja do Brasil, tem como objetivo aliviar o sofrimento dos migrantes, proporcionando mais dignidade e dignidade àqueles que chegam ao nosso país em busca de uma vida melhor”, destacou Maria Ozania.

Orielen Marques, membro da Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima, explicou que o encontro foi uma oportunidade para refletir sobre as ações realizadas no biênio e eleger uma nova equipe que acompanhará os migrantes nos próximos dois anos. “Além das discussões internacionais, tivemos uma análise de conjuntura com o professor João da Universidade Federal de Roraima e, agora, contamos com a participação de Daniel Seida, da Justiça e Paz, para discutir as questões sociais, ambientais e econômicas que impactam os migrantes”, afirmou Orielen.

A assembleia também contou com a participação de Osânia, do Serviço Pastoral dos Migrantes Nacional, que apresentou os 40 anos da pastoral no Brasil e o lema da Semana do Migrante. O encontro segue até o final da tarde do dia 15 de fevereiro, com o objetivo de fortalecer o compromisso da Igreja com a acolhida e a dignidade dos migrantes, que continuam a buscar esperança em um novo lugar para recomeçar suas vidas.

FONTE/CRÉDITOS: Filipe Gustavo
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)