Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Informe Diocesano

29º Grito dos Excluídos na Diocese de Roraima

As vozes reunidas no Grito dos Excluídos clamaram por terra, tempo e trabalho, demandaram vida e vida plena para todos.

29º Grito dos Excluídos na Diocese de Roraima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia 7 de setembro, na Diocese de Roraima, participou e reuniu uma multidão comprometida com a justiça social e a solidariedade. O 29º Grito dos Excluídos, sob o tema "Você tem fome e sede de quê?", trouxe à tona uma reflexão profunda sobre as necessidades mais prementes da sociedade, mobilizando comunidades da sociedade civil, movimentos, paróquias e representantes das diversas áreas missionárias de Roraima.

O ponto de partida para essa manifestação de solidariedade foi a Igreja Coração Imaculado de Maria, local de concentração a partir das 16h. De lá, uma multidão animada e engajada seguiu pelas ruas da cidade, percorrendo a Avenida Sebastião Diniz, Rua Cecília Brasil e Rua Floriano Peixoto, até alcançar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, às 18h. Durante todo o percurso, faixas, cartazes e cantos ecoaram pelas ruas, ecoando os clamores por justiça e dignidade.

Dom Evaristo Spengler Bispo de Roraima, destacou “A exemplo de Jesus no Evangelho, ‘Eu vim para que todos tenham vida’’. E ressaltou a participação de toda comunidade, movimentos e sociedade roraimense.  O Padre Lucio Nicoletto,  destacou a importância desse encontro: "Uma etapa fundamental, o nosso caminho de igreja, porque é dentro desse horizonte da evangelização que queremos inserir esse ato, esse momento em que a igreja precisa se colocar na escuta do grito do povo, sobretudo dos excluídos, dos humilhados, os que não têm pão para comer, os que não têm trabalho, os que não têm saúde, do povo que não tem nem voz, nem vez."

A mensagem central do Grito dos Excluídos é clara: é preciso dar voz e visibilidade às demandas daqueles que frequentemente são ignorados e marginalizados pela sociedade. Os excluídos são muitos: os desempregados, os famintos, os sem-terra, os sem-teto, os doentes sem acesso à saúde adequada e tantos outros que clamam por justiça e dignidade.

Neste ano, o evento se alinhou com o convite do Papa Francisco, que enfatiza a necessidade de cuidar dos mais vulneráveis e promover a justiça social. As vozes reunidas no Grito dos Excluídos clamaram por terra, tempo e trabalho, demandaram vida e vida plena para todos. O evento também buscou envolver não apenas os cristãos, mas toda a sociedade em seus diversos segmentos, convocando todos a refletir sobre suas responsabilidades e ações em relação aos excluídos.

"Você tem fome e sede de quê?" Essa pergunta ressoou pelas ruas de Boa Vista e ecoou nos corações de todos os participantes. O Grito dos Excluídos é um chamado à reflexão e à ação, uma oportunidade de unir esforços em prol de uma sociedade mais justa e solidária.

Ao término do evento, ficou a sensação de que as vozes dos excluídos foram ouvidas e que a luta por um mundo mais justo e igualitário continuará. O 29º Grito dos Excluídos na Diocese de Roraima foi mais um capítulo nessa jornada de solidariedade e justiça, e suas vozes ecoarão muito além das ruas de Boa Vista, inspirando ações concretas em prol da transformação social.

Reportagem: Libia López

Fotos: Lucas Rosetti

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)