Ah, a Black Friday! Aquele dia 23/11/2023 tão esperado por muitos, onde as lojas prometem descontos arrasadores e oportunidades imperdíveis. Mas, caro leitor, será que no Brasil essa data não ganhou um novo nome? Muitos já a chamam de "Brack Fraude". E não é por menos.
É inegável que a Black Friday trouxe uma nova dinâmica de compras para o país. Muitos consumidores aguardam ansiosamente por esse dia, economizando dinheiro e planejando adquirir produtos que, em teoria, teriam preços mais acessíveis. No entanto, a realidade tem mostrado que nem tudo é o que parece.
Empresas inescrupulosas, visando apenas o lucro, adotam práticas questionáveis. Aumentam os preços dos produtos semanas antes do evento, para no dia da Black Friday, "reduzi-los" e anunciar como se fossem grandes promoções. Essa prática, além de desonesta, desrespeita o consumidor que, muitas vezes, é levado a acreditar que está fazendo um bom negócio.
Por isso, senhor e senhora, antes de se deixar levar pelo frenesi das promoções, faça sua lição de casa. Comece hoje a pesquisar os preços dos produtos que deseja adquirir. Anote, tire screenshots, guarde folhetos. No dia da Black Friday, compare. Não se deixe enganar por falsas promoções.
E mais, denuncie! O consumidor tem voz e poder. Se perceber que uma loja está praticando a famosa "maquiagem de preços", denuncie aos órgãos de defesa do consumidor. Só assim conseguiremos transformar a Black Friday em uma data verdadeiramente vantajosa para todos.
Em tempos de informação rápida e acessível, não há desculpas para sermos enganados. Sejamos consumidores conscientes e exigentes. Afinal, nosso dinheiro é fruto de nosso trabalho e merece ser valorizado.
Lembre-se: promoção de verdade não é aquela que grita mais alto, mas sim a que respeita seu bolso e sua inteligência.
Comentários: